sábado, 12 de junho de 2010

NEP UMA CAMINHADA DE MAIS DE 20 ANOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR “RAIMUNDO REIS” –
NEP 20 ANOS DE LUTA E RESITENCIA.
IMPORTANTE:
A origem desta entidade deu-se em 1985, quando um grupo de lideranças, preocupadas com as situações de pobreza, abandono e analfabetismo, decidiu fazer na outra ponta a sua parte, desenvolver através dos círculos de cultura a alfabetização de jovens e adultos. E a partir desta implantamos a sala de leitura, com a finalidade de fomentar a leitura, estudos e pesquisas, tendo como publico alvo, estudantes, professores, lideranças comunitárias e educadores populares, especialmente os que moram em espaços exíguos e não tem onde estuda. E, portanto, pessoas socialmente excluídas e marginalizadas, que historicamente tiveram seus direitos negados, tornando-se vitimas da violência e do preconceito étnico racial e social na sociedade.

O Núcleo de Educação Popular “Raimundo Reis” – NEP foi fundado aos 23 dias de Outubro de 1989 e resulta desta ação iniciada em 1985. É uma entidade de caráter popular, sem fins lucrativos, cuja finalidade, seja contribuir para o processo educativo dos moradores do bairro do Bengui e adjacência, a partir das experiências de educação popular freiriana, na perspectiva de uma educação libertadora, cidadã, capaz de intervir na realidade do bairro e construir alternativas de organização e participação popular que fomente práticas de solidariedade, respeito e cidadania, contextualizada em vivencias e sabres socioculturais dos povos da Amazônia.

OBJETIVO GERAL:
Contribuir no processo educativo do povo, sendo um espaço aberto à comunidade, através da construção de espaços coletivos de formação estudos e reflexões na perspectiva da afirmação da identidade na diversidade de sujeitos histórico, capazes de assumir a construção de sua própria historia.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
1.CIRCULO DE CULTURA: Desenvolver práticas de Educação de jovens adultos, através da alfabetização, que possibilite o acesso e permanência ao processo de escolarização de homens e mulheres, enquanto sujeitos e direitos, na perspectiva de uma educação ao longo da vida;
2. ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR: Fomentar práticas de organização e participação popular em contexto de comunidade e na sociedade através de parcerias e da construção coletiva em rede com entidades afins,, contribuindo para o fortalecimento de práticas democráticas de educação e cidadania de homens e mulheres,capazes de assumir a construção de sua própria historia,enquanto sujeitos de direitos;
3.SALA DE LEITURA: Fomentar praticas de leitura, estudos e pesquisas interdisciplinar, forjado na cultura local, regional e Global, possibilitando o acesso especialmente aos estudantes do bairro e comunidade, especialmente aos que moram em espaços exíguos e não tem aonde estudar, que reflita as possibilidades para uma educação cidadã, responsável e capaz de promover a consciência de sujeitos críticos, responsáveis pela construção e afirmação de sua identidade, enquanto sujeitos históricos.
FORMAÇÃO SOCIAL: Contribuir para a formação de Educadores Populares, lideranças que discuta o papel da educação e do educador enquanto agente de mudança e de responsabilidade social, na condução do processo educativo e democrático de homens e mulheres, enquanto sujeitos de direitos.
ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS: Incentivar a organização e desenvolvimento de grupos culturais, com a finalidade de promover o resgate da cultura popular regional, enquanto instrumento sócio educativo, que possibilite o acesso a cultura, esporte e lazer em contexto de escola e comunidade, especialmente as crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL: o centro de Inclusão Digital – CID é uma ação colegiada entre entidades parceiras da sociedade civil organizada (NEP, UNIPOP, CEDEMPA, ISSAR, ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES DE COTIJUBA), apoiadas pela Fundação Bradesco e UNICEF com a finalidade de promover a inclusão digital (informática), sendo esta, uma ferramenta sócio educativa – cultural e que priorize o atendimento a crianças, adolescentes, jovens e adultos que ainda não tiveram acesso as novas tecnologias de educação, trabalho e cidadania, enquanto sujeitos de direitos.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
A constituição do NEP ocorre através Da participação efetiva e colaboradora dos sócios efetivos, colaboradores e parcerias. Mas os instrumentos de deliberação da entidade são as reuniões, as assembléias gerais e extraordinárias. Sendo que a eleição ocorre em assembléia geral onde é eleita a coordenação por um mandato de dois anos. Portanto, participam deste evento: os sócios efetivos, colaboradores e representantes da comunidade: AMOB, EMAUS, Paróquia Rainha da Paz, GMB.

DA COMPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO ATUAL:
· 1 Coordenador/a administrativo: Terezinha Maia;
· 1. Secretaria: Carlinda Moreira;
· 1. Tesoureira/o: Marlucia Valerio;
· 1. Coordenação pedagógica: Livramento Aviz;
· 1. Coordenação sociocultural: Genilda Pereira;
· 3. Conselheiros fiscais: Adriana Aviz, David Vieira, Domingas Caldas.

NOSSOS PARCEIROS:
· GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS RURAL DA AMAZONIA/UFPA;
· FUNDAÇÃO BRAESCO E UNICEF;
· ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BENGUI – AMOB;
· MOVIMENTO DE MULHERES BRASILEIRAS - GMB;
· MOVIMENTO REPUBLICA DE EMAUS;
· ESCOLA ESTADUAL MARILADA NUNES;
· ESCOLA E.R.C. CIDADE EMAUS;
· PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS - MOVA PARA.

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